Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
6





                                              

                            

 

 

 


A Literatura dentro de nós
A Literatura dentro de nós

 

Algumas coisas estão intrinsecamente agarradas à nossa existência. Além das necessidades orgânicas, além do bater do nosso coração e o ato de respirar, existe o nosso pensamento. Muito embora algumas vezes nós tentamos direcionar o nosso pensamento, na maioria das vezes ele surge sem aviso. Pensar está para nós assim como está o ato de respirar, beber, comer e dormir. Faz parte do indivíduo o pensamento e a reflexão sobre os fatos da vida.

Na sala de aula, retratamos a vida sob duas formas: formal ou informalmente. Os livros didáticos e as aulas mais formais apresentam e fazem um estudo da realidade sob um olhar mais técnico. Entretanto, nas entrelinhas da conversa rotineira da sala de aula encontra-se a aula para a vida do dia-a-dia. A aula “informal”, por ser mais descontraída ela é registrada no subconsciente como uma “não-aula”, um bate-papo. São esses os momentos que ficam mais. Ficam, muitas vezes, para sempre.

Mas eis que nos deparamos com a leitura na sala de aula. Em alguns momentos ela se apresenta como obrigatória; em outros, como entretenimento/diversão. Em quaisquer desses momentos a leitura marca um acontecimento dentro de nós. Os livros nada mais são do que registros gráficos de uma vida. E essa vida tanto pode ser real quanto imaginária, uma possibilidade do real.

A Literatura está dentro de nós. Mesmo que não a percebemos, pois a Literatura é a vida. É a oralidade concretizada em frases, parágrafos e páginas. Portanto, se a Literatura é o registro de uma oralidade, podemos dizer que o livro didático também é literatura, uma vez que o que está registrado nele veio da oralidade, da pesquisa e de estudo.

Por fim, podemos concluir que a vida é a linguagem. É a comunicação. E a Literatura é uma das formas de nos comunicarmos. Portanto, voltemos ao título desse texto: A Literatura dentro de nós. Você duvida?