Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
5





                                              

                            

 

 

 


Do YouTube à Livraria
Do YouTube à Livraria

DO YOUTUBE À LIVRARIA

 

APÓS O SUCESSO DE KÉFERA, YOUTUBERS VIRAM APOSTA DE EDITORAS PARA PROMOVER VENDAS DE LIVROS NO BRASIL E ENCABEÇAM LISTA DE BEST-SELLERS NACIONAIS DO ANO.

 

Quase metade dos escritores mais vendidos do Brasil hoje começaram suas carreiras no mesmo lugar.  Foi trabalhando na frente de uma câmera que se tornaram conhecidos quatro dos 10 autores que encabeçam a lista de best-sellers deste ano.

 

Depois de youtubers como Kéfera Buchmann e Christian Figueiredo se tornaram fenômenos nas livrarias em 2015, as editoras nacionais estão apostando cada vez mais em levar nomes conhecidos em vídeos da internet para os livros.  Agora chegou a vez de o primeiro grande fenômeno do YouTube brasileiro surfar nessa onda.  PC Siqueira, dono do canal Mas Poxa Vida, está lançando PC SIQUEIRA ESTÁ MORTO.  O livro foi escrito pelo jornalista Alexandre Matias, mas em constante diálogo – regado a caipirinha de caju – com o personagem principal.  Mesclando ficção e realidade, o volume trata da morte e do renascimento simbólicos de PC depois de uma fase em que se esbaldou em sexo e drogas e se descuidou do trabalho.  No lançamento, no início do mês, em São Paulo, mais de 800 pessoas aguardavam na fila de autógrafos ávidas por fazer selfies com o ídolo e conferir como ele ficou após a cirurgia para correção de estrabismo.

 

- Os youtubers são os novos roqueiros.  Atraem multidões fazendo um trabalho que, assim como o rock em seu início, é considerado irrelevante por muitos – compara Matias.

 

E, tal como uma banda, ou melhor, um duo, Matias e PC logo sairão em turnê para divulgar o trabalho de estreia.  Estão organizando datas para autografar nas principais capitais do país.  Para Matias, esse é só o começo:

 

- Da turnê pode sair o conteúdo para um segundo volume.

 

Outro livro em ascensão é o da youtuber Jout Jout, TÁ TODO MUNDO MAL, que saiu com tiragem de 30 mil exemplares.  Lançado  há dois meses, já precisou de mais duas reimpressões de 10 mil unidades cada.  Natural de Niterói (RJ), Jout Jout já fez viagens de divulgação para São Paulo, Piauí, Manaus e Acre – e um dos principais eventos literários do RS está em negociação para trazê-la ao Estado.  Vale tudo para se aproximar de números de títulos como AUTHENTIGAMES, de Marco Túlio; DOIS MUNDOS, UM HERÓI, de RezendeEvil; e SEGREDOS DA BEL PARA MENINAS, de Bel e Fran – três livros que estão entre os 10 mais vendidos no Brasil em 2016, lista que ainda conta com o de Kéfera, que também marcou o rol em 2015.  No entanto, é preciso não descuidar da qualidade.

 

- Só resolvemos convidar a Jout Jout para escrever porque ela tem coisas para dizer.  O livro dela dialoga com outros do nosso selo, como os do Gregorio Duvivier – assegura a editora Julia Bussius, da Cia. Das letras.

 

Matias sabe que muitos dos fãs dos youtubers compram seus livros por mero impulso ou fetiche, mas não se importa:

 

- Muita gente não vai voltar para casa e ler o livro.  Mas é mais fácil alguém ler um livro que comprou e tem em casa do que um que só viu na livraria.  Vai ficar por ali, ao alcance do leitor para qualquer hora.

 

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS

Mais youtubers lançarão livros em breve:

 

* Nesta semana sai É DO BABADO!, de Evelyn Regly, pela Astral Cultural.  A pré-venda já ultrapassou os 4 mil exemplares.

 

* Maju Trindade, 18 anos, lança MAJU ainda em julho, pela Paralela.

 

* Bruno Bock e Rolandinho, do canal Pipocando, lançarão livro na Bienal de SP, pela Novo Conceito.

 

* Amanhã (19 de julho), a Panini lança o álbum de figurinhas DIGITAL STARS, com 260 cromos, incluindo figuras especiais em glitter, que mostram a vida de 17 youtubers.

 

 

Fonte:  Zero Hora/Segundo Caderno/Alexandre Lucchese (alexandre.lucchese@zerohora.com.br) em 18 de julgo de 2016.