Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
12





                                              

                            

 

 

 


FanFic. Você conhece? por Ceres Marcon
FanFic. Você conhece? por Ceres Marcon

 Você já leu FanFic? Sabe o que significa? Já pesquisou a respeito?

Para os que já sabem e para os que querem entender, FanFic é a abreviação do termo inglês Fan Fiction, que significa “ficção criada por fãs, ou seja, histórias, contos ou romances baseados em obras já existentes, escritas por terceiros e que também pode ser abreviada apenas por Fic.

Seu surgimento é incerto. Alguns dizem que elas começaram por causa de histórias em quadrinhos, outros apontam para o desenho “A Caverna do Dragão”, mas o que fez com que se popularizassem foi a Web. A internet possibilitou a criação dos Fandoms ou Fan Kingdom, que é o conjunto de fãs de uma determinada série televisiva ou série de livros. Gosto de ver os Fandoms como os motivadores dos Fic Writers – escritores das Fan Fics. Nos Fandoms há discussões sobre o desenrolar das histórias, possibilidades de modificar o final ou o destino dos personagens. Há até quem crie trilhas sonoras específicas para cada cena construída. Por conta disso, o escritor vai desenrolando as tramas e transformando o enredo em algo que nem mesmo o próprio autor da obra imaginou possível.

Eu costumo dizer que as Fics são uma espécie de universo paralelo daquilo que já existe, seja no mundo ficcional ou real. O escritor busca sua série, livro ou banda favorita utiliza os personagens, seguindo o perfil já traçado para eles e cria novos conflitos para serem enfrentados, com o objetivo de transformá-los em heróis, ou vilões, ainda melhores do que são.

            Existem sites específicos para as Fics. Para citar alguns: Floreios e Borrões, Nyah!Fanfiction, Fanficton.Net, Animes Spirit, Fanfics Brasil, Fanfic, Obsession, Fanfic Addiction , FF-SOL, Lollipopfics , Piece Of Paper Fics, All Times Fics , Twilight Brasil Fanfics, McFly Fanfictions Army Br, As Melhores Fanfics, Fanfiction United. No Livejournal, por exemplo, encontram-se comunidades de Fan Fictions e de Fic Writers. Destes, há os que promovem desafios entre os escritores, distribuem prêmios aos vencedores o que incentiva outros a se aventurarem no universo das Fics.

As Fan Fictions, ou Fics, abrangem um número bastante diversificado de conteúdos, como: animes, séries de televisão, mangás, livros, filmes, até mesmo histórias em quadrinhos. Veja que até agora eu mencionei ficção, mas também há uma categoria classificada como Real Person Fictions – Fics com pessoas reaisEssas Fics baseiam-se em personagens reais, pessoas do nosso mundo. São as Fics de bandas, artistas, esportistas, etc.  E há público para todos os gêneros.

É importante salientar que não há desorganização nesse espaço. Cada nova história possui termos específicos, como OC – original character – ou personagem original e OOC – out of character – quando um personagem não age de acordo com sua personalidade pré-definida no enredo original. Estas normas determinam se o escritor fugiu das características do personagem ou não.

Outro ponto a destacar é que as Fan Fics são ousadas. Elas passeiam por todos os gêneros conhecidos, sem contar os subgêneros. Na lista geral estão: romance, suspense, aventura, terror, drama, comédia. Dentro dos subgêneros vamos encontrar histórias para todos os gostos. Para citar alguns: Deathfic - onde pelo menos um personagem principal morre; Drabble - é uma Fic que contém 100 palavras, alguns aceitam até 1000 palavras; Slash - tema principal concentra-se na relação geralmente amorosa entre dois homens; Lemon – possui cenas de sexo explícito homossexual entre homens; Saga – Fic com muitos capítulos, geralmente mais de 20/25, também pode ser feita por temporadas; Yaoi - romance entre dois homens; Yuri - romance entre duas mulheres; Hentai - cenas de sexo heterossexual; Oneshot - contém somente um capítulo, pode ser curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes; Crossover – mistura de universos que envolvem Fandoms diferentes como Senhor dos Anéis e Game of Thrones.

Não se engane com as Fan Fics, elas não são liberadas para todo o tipo de leitor. Possuem uma classificação chamada Rates, que determina a idade indicada para leitura da obra.

G (General) – História para todas as idades.
PG (Parental Guidance) - A história contém alguma cena leve de violência ou um tanto ousada.
PG-13 - Maiores de 13 anos. A história tem um pouco mais de insinuação a sexo, violência moderada e palavras chulas, mas nada explícito. 
R (Restricted) - História com sexo e/ou violência não totalmente explícitos. 
NC-17 - Proibido para menores de 17 anos. Sexo e/ou violência explícitos.
Alguns sites utilizam rates diferenciados, como no fanfiction.net:

K equivale a G
K+ equivale a PG
T equivale a PG
M equivale a R
MA equivale a NC-17

E dentro desse universo, surgiram autores que viraram best-sellers, como é o caso de “Cinquenta Tons de Cinza” da autora E. L. James. A história se baseia na saga  “Crepúsculo” e seus personagens, Bella Swan e Edward Cullen.  E outros que se mantiveram como Fics, sem alteração de nomes de personagens, nem das séries as quais usaram por parâmetro, como Supernatural - o Diário de John Winchester de Alex Irvine.

Muitos acreditam que os escritores de Fics não têm criatividade, porque usam o que já existe. Eu vejo de forma diferente. Criar do zero é complicado, sim, sem dúvida, mas manter a personalidade de alguém que você não criou, colocá-lo em situações extremas, totalmente diversas da realidade para a qual foi destinado é um grande desafio.

O escritor de Fics precisa entender sobre a cultura de seu personagem, seus dramas, o que ele gosta, o que odeia, tanto quanto qualquer outro autor que não participa desse universo. Nesse processo de entendimento, muitas vezes,  o Fic Writer enriquece o perfil desse personagem de tal forma que ele deixa de ser plano, estereotipado, dando-lhe características singulares, tornando-o tão interessante quanto o Fandom  ou outros leitores gostariam que ele fosse.

O escritor, nesse processo todo, enriquece sua escrita e, com o tempo, pode vir a criar seus próprios personagens e histórias, publicar originais como outros autores tradicionais. Sem contar o estímulo à leitura e à escrita.

O maior problema nas Fan Fics se chama direito autoral. Muitos escritores não permitem que seus personagens passeiem por esse universo. O criador original pode proibir o uso de seus personagens por terceiros, gerando antipatias por parte dos fãs. Apesar de serem poucos os autores que rechaçam as Fan Fictions, como Anne Rice, autora da série de “Crônicas Vampirescas”, os Fic Writers, para se protegerem e evitarem serem chamados de plagiadores, criaram o Disclaimer, notas formuladas pelos escritores das Fics, sem um modelo pré-definido, nas quais expressam a isenção da autoria e a não intenção de obtenção de lucros sobre o conteúdo publicado nos sites.

Os Fic Writers também costumam fazer traduções das Fics mais populares, para tanto, também existem regras. É preciso pedir autorização para o Fic Writer, que nem sempre permite que sua história seja traduzida para outro idioma. Outros exigem tempo, porque querem saber se a tradução não alterou o conteúdo do texto. O único tipo de lucro que existe nas traduções é uma divulgação maior da Fic nos meios virtuais e, talvez, conseguir uma publicação através de alguma editora.

Então, desvendado o mistério? Quer se aventurar?

 

Sites sobre o assunto:

http://empadinhafrita.blogspot.com.br/2008/11/dissecando-fanfics-longa-jornada-comea.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanfic

http://bastetazazis.blogspot.com.br/2010/09/mini-dicionario-do-universos-das.html

https://www.facebook.com/OUniversoDasFanfics/posts/512684065425964

http://ligadosbetas.blogspot.com.br/2013/08/dicionario-de-termos-e-siglas-do-mundo.html

http://forksplanet.forumeiros.net/t262-termos-basicos-de-fanfics-le-d

http://2.bp.blogspot.com/_pO0oBACY6P0/S69s-dufQJI/AAAAAAAAB40/m42Mc_Ygd

k/s400/livrossn-withs_canyon.jpg

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3413308?PAC_ID=129448&gclid=CO7Wz-y2zb8CFZRj7Aodqx0AIw

http://fanlore.org/wiki/RPF