Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
12





                                             

                            

 

 

 


Mentes Críticas para Tempos Críticos
Mentes Críticas para Tempos Críticos

MENTES CRÍTICAS PARA TEMPOS CRÍTICOS

 

Hoje, a velocidade de transmissão das informações se dá de forma nunca vista na história da humanidade. Temos à disposição vídeos, filmes, redes sociais e blogs, cujos conteúdos acessamos no segundo seguinte ao de sua criação, o que nos possibilita interações imediatas e, muitas vezes, bastante produtivas. Como tudo na vida, essa nova condição de internautas instantâneos na qual vivemos também nos traz preocupação e exige cuidados constantes.

 

Produzir e receber informações são ações importantes, mas o fundamental é que a informação em si seja de qualidade. São cada vez mais relevantes as informações bem apuradas, contextualizadas e editadas com critério. Esse é o caminho para se construir a própria visão de mundo e fazer escolhas de forma consciente e responsável.

 

Tempo críticos exigem mentes críticas, afirmou a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, em mensagem para celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Expressão, 3 de maio. A diretora-geral reforça a importância da mídia e destaca que “ela deve fornecer uma plataforma para uma multidão de vozes e mobilizar as novas forças para a tolerância e o diálogo”.

 

Ter mentes críticas é fundamental no momento em que vivemos para distinguir e avaliar o que lemos. A recente disseminação de notícias falsas é um importante alerta para todos. O fato distorcido ou retirado do contexto real é um mal a ser combatido, venha da mídia tradicional ou de outros ambientes da web, como sites e blogs.

 

Além disso, não basta estarmo atentos às notícias que circulam na web; é preciso termos a capacidade de processar as informações, de refletir sobre elas, de elaborar o que acontece diate de nós, pois, do contrário, seremos ávidos consumidores de qualquer fato ou ideia.

 

A Unesco oferece fartos conteúdos de qualidade sobre diversos assuntos em suas áreas de atuação: educação, ciências naturais, ciências humanas e sociais, cultura, e comunicação e informação. Essa é a sua contribuição para a construção da paz nas mentes dos homens e das mulheres, como preconiza seu Ato Constitutivo.

 

É essencial cuidar das informações que produzimos. Afinal, a liberdade de expressão e a liberdade de informação são precondições para a democracia e, da mesma forma, a mídia continua tendo um papel importante no avanço de sociedades inclusivas, justas e pacíficas.

 

Fonte: ZeroHora/Marlova Jovchelovitch Noleto (Representante a.i. da Unesco no Brasil brasilia@unesco.org em 11/06/2017.