Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
2





                                              

                            

 

 

 


Os Novos Papéis do Professor por Lurdes Maravilha
Os Novos Papéis do Professor por Lurdes Maravilha

Os novos papeis do professor

 

Os novos papéis dos professores implicam uma diversificada preparação sociopedagógica para todos os papéis que têm a desempenhar, bem como a sua relação com os alunos. Os professores são os responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento integral e harmonioso de cada aluno. Ser hoje professor exige que se faça uma planificação devidamente conceptualizada para cada aula, tentando prever o maior número de situações que poderão surgir, bem como as possíveis adequações pedagógicas durante o desenvolvimento das actividades.

Quanto mais o professor for flexível e aberto para poder compreender e aceitar os seus alunos, quanto maior for a sua cultura como profissional deste tempo, mais bem sucedidos podem ser os seus papeis e o seu desempenho quer para ele quer para os alunos.

Este novo clima na sala de aula tem em relação às aulas tradicionais, o cumprimento de regras através de estratégias mais significativas para os alunos.

No que concerne á estipulação das regras, estas terão de ser claras de modo a que professor e alunos saibam “o que” e “como” fazer.

Arfwedson et al (1983) referem que é evidente que o professor tem que contar com as dificuldades inerentes ao facto de ter de cumprir programas extensos, de nem todos os professores da mesma turma desempenharem os papéis do mesmo modo e de a escola não ter um clima que favoreça este tipo de desenvolvimento global.

Segundo Postic (1995), torna-se imprescindível fazer uma advertência no sentido de que o professor se consciencialize de que o novo tipo de clima na aula, permite um novo modo de ser e estar do proprio aluno. É necessário que haja uma crescente interiorização dos novos papéis, quer por parte do professor, quer por parte dos alunos, na sociedade emergente em que todos aprendem e reaprendem a ser cidadãos activos e autónomos.

Em súmula, a personalidade do professor, a sua preparação profissional, o modo como trabalha pode ter um grande impacto no sucesso ou não dos alunos.

 Por Lurdes Maravilha