Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
13





                                              

                            

 

 

 


Quem Foi Paolo Pasolini
Quem Foi Paolo Pasolini

QUEM FOI PAOLO PASOLINI.

 

O poeta, cineasta e escritor Pier Paolo Pasolini nasceu em 5 de março de 1922 na cidade de Bolonha, Itália.  Pasolini escrevia poemas desde os sete anos de idade e teve a primeira obra publicada aos 19.  Era do partido comunista na sua juventude e chegou a ser preso pelos alemães durante a II Guerra.

Pasolini foi um crítico da Itália do pós-guerra.  O uso do erotismo, da violência e da depravação foi constante em sua obra, como meio de expressar sua visão da religião e da problemática social.  Seu primeiro livro, Ragazzi di Vita, de 1965, falava da prostituição masculina, de cafetões e de ladrões.  Com o livro, ele entrou em choque com setores conservadores da Igreja Católica e do governo.

Sua estreia no cinema foi como roteirista de filmes de Federico Fellini, Francesco Rosi e Mauro Bolognini, entre outros.  Como diretor estreou em 1961 no filme Acattone – Desajuste Social.  Assim como sua primeira obra literária, Acattone!  Também foi polêmico.  O filme mostra a vida no submundo romano e mais uma vez trouxe confrontos com os conservadores.

Assim como se lançou no cinema, Pasolini encerrou sua carreira.  Seu último trabalho foi Salò, de 1975.  O filme que mostra fortes cenas de sadomasoquismo, foi baseado na obra do Marquês de Sade.

POLÊMICO NA VIDA E NA MORTE

Pasolini foi assassinado em 2 de novembro de 1975.  A versão oficial é que o crime foi cometido por um garoto de programa, mas diz-se que sua morte teve motivação política.

OS MELHORES FILMES

1975 – Salò – Os 120 dias de Sodoma

Trilogia da Vida:

1971 – Decameron

1973 – Os Contos de Canterbury

1974 – As Mil e uma Noites

1964 – O Evangelho segundo São Mateus

1962 – Mamma Roma

1961 – Acattone! – Desajuste Social.

 

Fonte:  Banco de Dados/ZH