Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
12





                                              

                            

 

 

 


Tecnologias X Professor
Tecnologias X Professor

 

TECNOLOGIAS X PROFESSOR

  por Cláudia de Villar

 

Fico preocupada com os “modernismos” que surgem.

Eles surgem de repente e quando você menos espera, parece que uma multidão de pessoas pensa e age da mesma forma.  Vejam o que acontece com o tema “tecnologias da informação”. De repente, parece que o BUM do milênio ou da década é ter um IPad em sala de aula. E esta ferramenta, está vinda com o a promessa de ser  uma varinha mágica que irá transformar toda a didática já existente em velha guarda (de guardada bem no fundo de uma gaveta e lá esquecida).Assim como, toda a pedagogia apreendida nos bancos universitários recebe um ultimato de retrógrado e de não mais útil na vida moderna. Dando lugar para os IPad’s. Cuidado, professores e pais! Não é bem assim!

Afinal de contas, se as coisas apreendidas outrora não são mais bem-vindas, o que fazer com as técnicas e os ensinamentos guardados na memória e aplicados até hoje?

Afinal, se as novas tecnologias são tão autônomas e maravilhosas, capazes de abrir as mentes do educando mais “fechado” em si mesmo, o que será dos professores?

 Também irão para o fundo das gavetas?

As novas tecnologias ensinarão os alunos de séries iniciais a ler e a escrever? A ler e opinar?

 A ler e a pensar? A ser um cidadão crítico e vivo?!

Acordem!
Cuidado!

Tenhamos muita calma num momento decisivo em que a mídia e alguns “estudiosos” e entendidos da educação moderna levantam a bandeira de que as novas tecnologias são a revolução e a solução para uma melhor aprendizagem como se os IPad’s fossem portadores únicos e exclusivos da fórmula do aprender.

Atenção!

Sem o professor nada acontecerá!
Sem a figura humana nada mudará!
Sem a família presente nada fluirá!



Portanto, de nada adianta IPad’s e/ou salas de informática se não temos em sala de aula professores capacitados para auxiliarem os alunos no manejo dos aparelhos modernos.

De nada adianta a informática se as escolas estão ainda sem bibliotecários, psicólogos, orientadoras e supervisores. De nada adianta todas as ferramentas modernas se a família não está presente. E isto sem falar na área física! Algumas escolas ainda não têm quadras de jogos, banheiros específicos (fem. e masc.), não têm acessibilidade para deficientes físicos, etc.

Sejamos realistas! Precisamos sim de IPad’s  e as salas de informática, mas somente depois que as deficiências nas escolas estiverem supridas. Senão, teremos alunos com IPad na mão e sem merenda escolar. Ou sem salas adequadas para estudarem!
Creio que devêssemos ter um olhar mais “demorado” e reflexivo acerca deste assunto.

Tecnologia sim! Mas com pessoas também!

 

Vejamos as prioridades!
Nossos alunos estão preparados para utilizar, com adequação, toda esta tecnologia ou ficarão nas salas de bate-papo enquanto o professor continua tentando fazer a chamada?

Pensem, reflitam e ajam!!!