Translate this Page




ONLINE
2





Partilhe esta Página

                                            

            

 

 


Processo de Conscerto do Desejo: de M.Nachtergaele
Processo de Conscerto do Desejo: de M.Nachtergaele

UMA MISSA PAGÃ

 

Teatro:  MATHEUS NACHTERGAELE homenageia a mãe, que perdeu aos três meses, em espetáculo com poemas escritos por ela e canções que admirava.

 

Alguns lutos só podem ser cumpridos por meio da arte.  Aos 48 anos, o ator Matheus Nachtergaele trouxe ao 23º Porto Alegre Em Cena um espetáculo tão singular quanto a experiência que registra: uma homenagem à mãe, que se matou quando ele tinha apenas três meses.  Processo de conscerto do desejo é o espetáculo.  O neologismo presente no título faz referência a “concerto” – já que a música está presente – e a “conserto”, ou seja, reparo.  Afinal, não é o próprio luto uma forma de colocar em ordem o sentimento?

 

Ao lado dos músicos Luã Belik (violão) e Henrique Rohrmann (violino), Nachtergaele recita poemas escritos por sua mãe, Maria Cecília, e interpreta canções das quais ela gostava.  São poucos objetos em cena, mas todos repletos de significado: um espelho, um leque, uma cadeira de palha e um vestido preto como aquele que a mãe usaria no batizado do filho e acabou vestindo em seu próprio enterro.  Na difícil tarefa de dar nomes às coisas, o ator prefere definir este trabalho como uma “missa pagã”:

- Reuni, na forma de espetáculo, alguns dos conceitos que me interessam profundamente: o teatro como celebração, nascido do depoimento pessoal e íntimo do artista, e a performance para a qual fui formado como ator.  Sou cria de Antunes Filho e do Teatro da Vertigem.

 

Para Nachtergaele, a mãe não é uma desconhecida.  Costuma dizer que estiveram jutos do período uterino até os três meses de idade – ele admira Maria Cecília por tê-lo esperado.  O espetáculo, portanto, é um reencontro.  Por meio dele, o ator pode não superar o luto, mas “fazer da dor poema”, em suas palavras.  Apresentar uma peça com a mãe, ele observa, é um milagre que só o teatro pode realizar:

- Finalmente estamos juntos.  Ela é a autora; seu filho, o arauto de seu poema.  Estamos juntos na carne, pela descendência, e na arte, pelo fazer.  A peça é um lamento repleto de alegria e satisfação.

 

Com o julgamento tocado pela relação afetiva, Nachtergaele considera os poemas da mãe “surpreendentemente concisos e ternos”, próximos do tom de Marguerite Duras com sua “dor feminina e feminista de quem ama os homens”. São versos que tratam de temas como as coisas da vida, o filho, a cadeira e a mariposa e que “pedem ternura apesar da sombra sempre entrevista pela artista”. Para que distanciamento crítico quando se tem amor?

 

O pai, Jean Pierre, assistiu ao espetáculo, em São Paulo, chorando.  Foi ele quem havia dado a Matheus os poemas dela quando o filho tinha 16 anos, o “dia terrível” em que contou tudo sobre o suicídio de Maria Cecília.  Nunca haviam falado disso antes e não voltariam a abordar o assunto depois.  Talvez por isso o teatro ofereça o melhor luto de todos: porque, no palco, o espetáculo sempre recomeça.

 

 

Fonte:  Zero Hora/Segundo Caderno/Fábio Prikladnicki (fabio.pri@zerohora.com.br) em 19/9/2016.