LER ANTES DE DORMIR MELHORA O SONO E DIMINUI O ESTRESSE.
Você tem dificuldade de se desligar dos problemas e, por isso, demora a pegar no sono? Ou costuma ter noites agitadas e, mesmo depois de passar um bom tempo na cama, acorda cansado? Pois é bem possível que, ao adotar o hábito de ler um pouco antes de dormir você consiga relaxar mais. Pelo menos é o que diz uma pesquisa da Universidade de Sussex, no Reino Unido.
O levantamento mostrou que ler é uma estratégia mais eficaz para diminuir o estresse do que ouvir música ou caminhar. Durante o estudo, os voluntários chegaram a amenizar em 68% o nível de tensão ao folhear um livro por alguns minutos. A justificativa dos pesquisadores para os resultados é a de que, ao acompanhar uma história, nos desligamos temporariamente da nossa realidade. Ocorre um alívio das tensões musculares e uma diminuição significativa no ritmo dos batimentos cardíacos.
A psicóloga Lucia Novaes confirma que, na prática, esses benefícios também podem ser notados. “A experiência clínica demonstra que a leitura pode funcionar como estratégia de controle do estresse. Se for feito poucos minutos antes de irmos para a cama, também contribui para um sono melhor.”
Porém, para que o livro seja capaz de proporcionar todos esses benefícios, é preciso que o assunto e o gênero despertem uma sensação de bem-estar em quem está acompanhando a história. Boas sugestões de leitura na cama são os livros de contos, de poesias e os romances, porque não deixam o leitor ansioso para saber o que aconteceu no próximo capítulo. A literatura de humor também funciona. “Aquele livro que provoca um sorriso vai ser muito saudável por promover a liberação de endorfina, o hormônio do bem-estar, que reduz a tensão muscular, baixa a frequência cardíaca e leva a atividade mental para uma onda mais baixa”, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi.
Da mesma forma, leituras ligadas à religião praticada pelo leitor, assim como revistas sobre temas mais amenos, também podem provocar o relaxamento. E como a ideia é induzir ao sono, o ideal é ler no papel, e não em tablets, smartphones ou no computador. “A metatonina, o hormônio regulador do sono, só é liberado quando o ambiente está mais escurinho, iluminado por um abajur, por exemplo. A luz dos equipamentos eletrônicos pode dificultar a produção dessa substância”, diz a psicóloga Denise Pará Diniz.
SUGESTÃO: Romances, contos e poesias.
Fonte: Jornal O Sul-Caderno Reportagem-04/12/2014