Educação online cresce 50% e transforma o acesso ao conhecimento, segundo ABED
Pesquisa aponta aumento na procura por cursos livres e de curta duração, refletindo mudanças no cenário educacional e mercado de trabalho
Nos últimos anos, a educação online no Brasil tem experimentado uma transformação significativa. O que antes era visto como uma ferramenta complementar, tornou-se um dos principais recursos para o acesso ao ensino, especialmente após 2020. A internet, que era um recurso adicional, se consolidou como um novo caminho para o aprendizado, ao ampliar o alcance educacional para muitos brasileiros.
A demanda por aulas à distância já mostrava sinais de crescimento em 2020, impulsionada pela pandemia da COVID-19. Durante esse período, houve um aumento de 50% na busca por cursos online, conforme levantamento da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Essa tendência continuou a se fortalecer, refletindo uma mudança duradoura na forma como as pessoas buscam pela educação e capacitação.
Aumenta a procura por cursos livres
A educação tem ganhado um significado diferente para alguns grupos que querem explorar outras possibilidades de aprendizado. A plataforma de insights Think With Google identificou entre 2018 e 2021, nos dados internos da plataforma, um crescimento constante nas pesquisas por termos como "aprender" e "cursos". Nesse período, houve um aumento de 46% nas buscas, com cursos livres ou de curta duração liderando a lista de interesses.
Ranking dos principais termos buscados sobre educação: Dados internos do Google revelam um aumento de 46% nas buscas por termos como 'aprender' e 'cursos'. Veja os 5 principais termos mais buscados.GZH | Divulgação
Diante desse cenário, muitas instituições de ensino têm investido em conexões online com o seu público. Um exemplo é a assessoria de marketing V4 Company, que se destacou ao oferecer treinamentos em marketing digital no modelo virtual. Desde então, a empresa lançou uma série de cursos, incluindo o livro Cientista do Marketing, do CEO Dener Lippert. Segundo ele, a segunda edição do livro — que será lançada em conjunto com uma imersão online dia 31 de agosto — reúne novos conceitos para formar profissionais capacitados na área.
— Essa nova versão do livro foi baseada na experiência que a V4 conquistou atendendo quatro vezes o número de empresas, incluindo grandes clientes como a XP Inc — explica Lippert.
A decisão de revisar o livro surgiu da necessidade de adaptar a metodologia de marketing da V4 após lidar com projetos de diferentes tamanhos, segmentos e momentos.
Cientista do Marketing: como funciona o marketing digital em crescimento?
De acordo com uma pesquisa da Resultados Digitais, em parceria com o Mundo do Marketing, a Rock Content e a Vendas B2B, 94% das empresas adotaram o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Esse dado reflete o crescente interesse dos profissionais em se aperfeiçoarem na área.
— Desenvolver uma mentalidade de cientista, que investiga, testa e toma decisões inteligentes no marketing, nunca foi tão valorizado quanto agora. Isso permite que os profissionais criem caminhos estratégicos em diversos cenários — ressalta o CEO da V4.
A nova edição de Cientista do Marketing visa aprimorar os conhecimentos de profissionais de todos os níveis. Serve tanto para iniciantes quanto para aqueles que, mesmo não atuando diretamente no marketing, buscam experiências adicionais.
— Até quem já trabalha na área, mas busca novas referências, pode se beneficiar tanto da imersão online quanto do livro — complementa Lippert.
A nova edição é acompanhada por uma imersão online, no dia 31 de agosto, que detalhará os fundamentos do método aplicado ao marketing em um treinamento de 4 horas. Com a participação de grandes referências do marketing digital, os inscritos terão a oportunidade de conhecer o novo método, explorar cases inéditos não abordados na primeira edição e receber o livro físico para um estudo mais aprofundado.
Ao destacar os diferenciais da obra, Lippert enfatiza os erros e acertos da V4, o método aplicado tanto na empresa quanto em seus clientes, e a experiência acumulada ao atender mais de 15.000 empresas.
Fonte Zero Hora em 09/08/2024