FEIRA DOS NÓRDICOS
Ensaístas, romancistas e quadrinistas de países nórdicos começam a chegar em Porto Alegre neste fim de semana. A região que contempla a Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia é homenageada pela Feira do Livro deste ano. O evento receberá uma delegação com 11 escritores e intelectuais vindos destes países até o dia 19 – e quatro deles têm atividades nos próximos dias. A maior parte das atividades ocorre no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, com entrada franca.
Na sexta-feira, por exemplo, a atração é o pesquisador norueguês Dag Oistein Endsjo. Ele apresenta o resultado de um estudo sobre a variedade de concepções religiosas sobre a sexualidade – partindo do cristianismo, judaísmo, hinduísmo, islamismo e budismo e estendendo-se às seitas modernas. O autor de SEXO & RELIGIÃO – DO BAILE DAS VIRGENS AO SAGRADO HOMOSSEXUAL.
O mesmo local recebe no dia seguinte, Kim W. Anderson. O autor é conhecido pela HQ ALENA, vencedora do maior prêmio de quadrinhos da Suécia e adaptada para o cinema no mesmo país. A narrativa – publicada no Brasil neste ano – gira em torno de uma menina que sofre bullying no colégio. Josefin, a melhor amiga da protagonista, a intima a dar o troco – ou ela mesma o fará. A obra ainda traz um outro elemento na trama: Josefin morreu há um ano.
Christina Rickardsson já palestrou no TedX e sua história teve grande repercussão na imprensa sueca. A autora nasceu no Brasil e viveu seus primeiros cinco anos em uma caverna no parque estadual do Biribi, em Diamantina. Também morou em uma favela em São Paulo antes de ir para um orfanato e ser adotada por suecos. Em sua participação na Feira do Livro, ela divulga um livro sobre sua vida: NUNCA DEIXE DE ACREDITAR.
Conforme Marcos Lopes, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livros, a passagem dos autores por Porto Alegre é uma oportunidade para trocas e aprendizados. “A feira proporciona essa aproximação para que se comece a publicar mais coisas desses países aqui e para que nossos autores sejam mais visados por lá. É uma porta que se abre”, constata. “A literatura está em uma ascendente muito grande por lá. Eles têm muito para nos ensinar em termos de educação, formação de leitores e de escritores”, completa.
Gustav Fridolin é ministro da Educação da Suécia. Ele vai compartilhar aspectos relacionados à educação e à cultura em seu país.
Um dos autores mais aguardados pelo público cancelou sua participação. David Lagercrantz, responsável por dar continuidade à série MILLENIUM, saga best-seller criada pelo já falecido Stieg Larsson, não virá à Capital gaúcha.
Como atividade complementar, dois longas noruegueses e cinco suecos – todos baseados em obras literárias – compõem uma mostra de filmes no Cine Santander Cultural.
Fonte: Jornal do Comércio/Caderno Viver em 05/11/2017