MATRIARCA DOS COPPOLA LANÇA FILME AOS 81 ANOS
PARIS PODE ESPERAR é o primeiro longa de ficção de Eleanor Coppola.
Comédia romântica, EUA, 2016, 92 minutos.
Mulher de Francis Ford Coppola. Mãe de Sofia e Roman. Tia de Nicolas Cage e Jason Schwartzman. Matriarca de uma família mergulhada até o pescoço no cinema, chega a ser difícil entender as razões de Eleanor Coppola estrear só aos 81 anos como diretora de um longa de ficção. Mas o drama PARIS PODE ESPERAR, em cartaz no Brasil, poderia ter vindo antes à luz do dia. A ideia de um road movie romântico pela França surgiu após a experiência da diretora e roteirista no Festival de Cannes de 2009. Seu marido precisava fazer uma viagem para Budapeste após o evento, mas ela não queria pegar um avião por causa de uma infecção no ouvido. Francis embarcou, e Eleanor topou a oferta de um produtor francês, amigo da família: ir de carro da Croisette para Paris.
- A viagem, que deveria durar oito horas, terminou levando dois dias – lembra ela. - Esse cavalheiro queria parar o tempo todo para me mostrar paisagens e comer em bons restaurantes.
A cineasta decidiu transformar a experiência em um longa, inspiração tirada da própria filha.
- Em ENCONTROS E DESENCONTROS, Sofia pegou a experiência pessoal de viajar o tempo todo para Tóquio por causa de sua produtora e das suas madrugadas sozinhas no hotel. Foi a luz que acendeu na minha cabeça – diz Eleanor. - Notei que não precisava ir atrás de um livro ou criar algo falso.
Em PARIS PODE ESPERAR, Diane Lane assume o papel de uma mulher nos seus 50 anos que deixa o marido cineasta (Alec Baldwin) seguir viagem e parte de carro com um francês “bon vivant” (Arnaud Viard) em uma excursão involuntária por comidas fantásticas e vinhos caríssimos da França.
- Não saberia dizer o quanto é verdade e o quanto é invenção – desconversa a diretora. - Francis não leu o roteiro até quase terminá-lo. Mas ele conhece a pessoa e sabe que somos apenas amigos. Não acho que tenha ficado enciumado ou pensado algo diferente dessa viagem.
Eleanor conheceu o marido nas filmagens de DEMÊNCIA 13, em 1962, trabalhando como diretora de arte. Se casaram um ano depois e ela sempre esteve presente nos sets do marido. No mais complicado deles, capturou imagens de bastidores de APOCALYPSE NOW, cenas que viraram o premiado documentário FRANCIS FORD COPPOLA – O APOCALIPSE DE UM CINEASTA (1991).
A princípio, não quis que a mulher dirigisse PARIS PODE ESPERAR.
- Ele não queria que eu me decepcionasse caso não conseguisse financiamento – explica Eleanor. - Meu filme não tem explosões e batidas de carros em alta velocidade, então foi bem difícil conseguir o dinheiro – destaca Eleanor.
Nicolas Cage, que topou o projeto da tia, afastou-se antes das filmagens por causa de outro filme.
- Fiquei desesperada, liguei para todo mundo. É um filme sobre personagens com 50 anos, e não do americano mais velho que conquista a mocinha francesa – ironiza a diretora.
Alec Baldwin entrou em cena.
Fonte: ZeroHora/2º Caderno/Rodrigo Salem/Folhapress/Toronto em 09/06/2017.